UE aprova acordo de livre comércio com o Mercosul após mais de 25 anos de negociações

Apesar de críticas do setor agropecuário europeu, principalmente da França, maioria qualificada deu aval para assinatura do tratado em Assunção

Uma maioria qualificada de países da União Europeia aprovou, nesta sexta-feira (9), o acordo de livre comércio com o Mercosul, negociado há mais de 25 anos. A informação foi confirmada por fontes diplomáticas à agência AFP.

Com a aprovação, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está autorizada a viajar a Assunção, no Paraguai, onde deve assinar o acordo na próxima segunda-feira. O tratado estabelece um marco comercial entre a União Europeia e os países do Mercosul — Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

O acordo enfrenta resistência de setores agropecuários europeus e do governo francês, que alegam preocupações relacionadas à concorrência e a padrões ambientais. Mesmo assim, o aval dos países-membros permite o avanço formal do processo de ratificação no bloco europeu.

Oposição da França

O presidente francês Emmanuel Macron havia afirmado na quinta-feira que a França iria votar contra o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. O posicionamento foi levado à reunião dos embaixadores do Bloco Europeu. Ao lado do país também se posicionaram outros membros do bloco europeu, como Irlanda, Hungria e Polônia.

Mais Lidas