Após denúncias, CPRH realiza fiscalização na praia de Candeias, na RMR

Órgão fiscalizou denúncia de possível lançamento de esgoto sem tratamento, no mar, gerando odor e mudança na coloração da água

Uma equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou, nesta terça-feira (13), uma vistoria na praia de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes, após receber denúncia de possível lançamento de esgoto sem tratamento, no mar, gerando odor e mudança na coloração da água.

Segundo o diretor de fiscalização da CPRH (em exercício), Luís Cometti, foi constatada a floração de algas em pontos da praia, o que estaria gerando o problema. Além da observação técnica das condições do ambiente, a CPRH também coletou água, para análise laboratorial.

“É importante que os banhistas evitem o banho de mar em áreas onde ocorre a concentração dessas algas. Embora muitas dessas algas não sejam tóxicas, a sua decomposição consome o oxigênio da água, o que pode afetar a fauna marinha local e comprometer a condição de balneabilidade da praia”, alertou o diretor da CPRH.

Os resultados da banalidade das praias de Pernambuco são publicados semanalmente, no site da Agência. Nesta semana, as praias de Jaguaribe, em Itamaracá; do Janga, em Paulista, do Rio Doce, do Carmo, dos Milagres, em Olinda; e de Suape, no Cabo de Santo Agostinho estão impróprias para banho, segundo a CPRH.

Mais Lidas