Coluna do sábado | O desafio de assumir o metrô do Recife

Por Guilherme Camilo Assumir o comando do Metrô do Recife tornou-se, nos últimos anos, um dos maiores desafios da política de mobilidade em Pernambuco. Há tempos o sistema acumula problemas estruturais, falta de investimentos, falhas recorrentes e episódios de insegurança, em um cenário agravado pela crise fiscal da CBTU e pela indefinição sobre o papel […]

Por Guilherme Camilo

Assumir o comando do Metrô do Recife tornou-se, nos últimos anos, um dos maiores desafios da política de mobilidade em Pernambuco. Há tempos o sistema acumula problemas estruturais, falta de investimentos, falhas recorrentes e episódios de insegurança, em um cenário agravado pela crise fiscal da CBTU e pela indefinição sobre o papel do Governo Federal.

A discussão sobre a transferência do modal para o Governo do Estado e a adoção de um modelo de concessão ganhou força nesse período, mas também acentuou o embate com a categoria dos metroviários, historicamente contrária à privatização e temerosa quanto à perda de direitos trabalhistas e à precarização do serviço.

Raquel Lyra chegou e do ano passado para cá passou a defender que assumir o protagonismo na gestão do metrô é condição para destravar investimentos e integrar o sistema à política de transporte metropolitano. Reflexo disso é a visita feita nesta sexta-feira, a CBTU Recife, acompanhada do ministro das Cidades, Jader Filho, às estações Joana Bezerra e Central, que não simbolizam nem um pouco tudo o que o sistema representa.

O anúncio de R$500 milhões em investimentos e o Acordo de Cooperação Técnica firmado em dezembro de 2025 sinalizam uma tentativa de conciliar urgência operacional e redesenho estrutural do metrô. Mas a verdade é que o sucesso dessa estratégia dependerá menos do volume de recursos anunciados e mais da capacidade do Estado de garantir qualidade e gerência. Um desafio difícil, principalmente em ano eleitoral, e que o tema será usado expressivamente. 

ENCERRAMENTO – A Empresa Logo Caruaruense, pertencente ao ex-governador João Lyra Neto, pai da governadora Raquel Lyra (PSD), deve encerrar as atividades até o fim deste mês. A própria governadora comentou o assunto após a empresa ser alvo de denúncias de irregularidades desde 2023, dando um fim ao burburinho que estava sendo usado pela oposição.

NA BRONCA – O presidente do PT Recife, vereador Osmar Ricardo, reagiu às declarações do deputado João Paulo (PT) e classificou como grave a tentativa de minimizar o peso eleitoral do presidente Lula na disputa pelo Governo de Pernambuco. Osmar afirmou que a defesa de uma aliança do PT com Raquel Lyra não reflete a posição do partido e acusou João Paulo de agir sem compromisso com a unidade partidária. Inclusive, colocou o ex-prefeito do Recife como alguém sem respaldo do Diretório Estadual.

FRASE DO DIA: “Ele disse que em Pernambuco estará ao meu lado e ao lado do senador Humberto Costa”, afirmou Silvio Costa Filho.

RÁPIDAS

PONTO DE ENCONTRO – No Programa de Encontro deste domingo (18), o entrevistado da vez será o ministro das comunicações do Brasil, Frederico de Siqueira Filho. A entrevista vai ao ar às 12h, na CBN Recife.

DESENVOLVIMENTO – O ministro Silvio Costa Filho esteve com o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto,  para discutir o desenvolvimento do município e colocar em pauta, o projeto de implantação de um novo polo industrial, aproveitando o traçado do Arco Metropolitano para atrair empresas e impulsionar a economia loca.

SAÚDE – O Cabo de Santo Agostinho passa a ofertar, a partir da próxima segunda-feira (19), o implante contraceptivo Implanon. O método estará disponível para mulheres de 14 a 49 anos.

PINGA-FOGO: Raquel conseguirá assumir o metrô ou passará a CBTU Recife para a iniciativa privada?

Mais Lidas