Base do governo fica com relatoria de apenas um projeto na Comissão de Finanças

O deputado Gustavo Gouveia (SD), da base governista na Alepe, vai relatar o PLO 3693/2026 na Comissão de Finanças. Durante a distribuição realizada em sessão extraordinária nesta terça-feira (20), convocada pela governadora Raquel Lyra (PSD), Gouveia foi o único parlamentar da base a ser escolhido para assumir a relatoria de um dos quatro projetos na […]
Por:

O deputado Gustavo Gouveia (SD), da base governista na Alepe, vai relatar o PLO 3693/2026 na Comissão de Finanças. Durante a distribuição realizada em sessão extraordinária nesta terça-feira (20), convocada pela governadora Raquel Lyra (PSD), Gouveia foi o único parlamentar da base a ser escolhido para assumir a relatoria de um dos quatro projetos na pauta. O texto em questão trata sobre a autorização ao Executivo para realizar operações de crédito com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, com a anuência do Tribunal de Contas da União (TCU).

Quanto aos outros três projetos: o PLO 3602/2026, que trata sobre a contratação de crédito pelo governo estadual junto a instituições financeiras nacionais e internacionais, será relatado pelo presidente da Comissão, Antônio Coelho (UB). O deputado Cayo Albino (PSB) ficou responsável pela relatoria do PLO 3694/2026, sobre o repasse de R$ 180 milhões do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o governo estadual.

Já as alterações na Lei Orçamentária Anual (LOA) (PLO 3694/2026) seguirão o rito da própria LOA na Comissão, com a designação de relator e sub-relator. O presidente Antônio Coelho (UB) ficará responsável pela relatoria, enquanto que Diogo Moraes (PSDB) foi designado por Coelho para sub-relatoria.

Nesta terça-feira (20), a Comissão de Finanças também deliberou sobre a distribuição de outros três projetos enviados pelo Executivo em caráter extraordinário.

O PLO 3602/2026, que trata sobre a contratação de crédito pelo governo estadual junto a instituições financeiras nacionais e internacionais, será relatado pelo presidente Antônio Coelho (UB). O deputado Gustavo Gouveira (SD) vai relatar o PLO 3693/2026, que autoriza o Executivo a realizar operação de crédito com o Banco do Brasil e a Caixa. Já o deputado Cayo Albino (PSB) ficou responsável pela relatoria do PLO 3694/2026, sobre o repasse de R$ 180 milhões do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o governo estadual.

Procurado pelo Blog, o deputado Joãozinho Tenório (PRD), representante da base do governo na sessão desta terça-feira (20), declarou que o grupo não tem a maioria na Comissão de Finanças, e por isso, já esperava o resultado. “O presidente se autoproclamou relator do projeto (PLO 3694/2026), aparentemente no intuito de procrastinar a apreciação, e isso, infelizmente, causa um atraso para Pernambuco e prejudica o povo pernambucano”, disse.

Mais Lidas