Secretaria de Educação afasta professor da rede estadual denunciado por assédio sexual

O caso ocorreu na EREM Luiz Delgado, no Recife, e chegou ao MPPE a partir de uma denúncia anônima

Após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurar um Procedimento Administrativo (PAD) para investigar um professor acusado de cometer assédio sexual contra uma aluna da Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Delgado, na Boa Vista, na região central do Recife, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) anunciou que o docente foi afastado da unidade de ensino. Os nomes dos envolvidos no caso não foram divulgados.

A investigação foi determinada pelo Promotor de Justiça Salomao Abdo Aziz Isamil Filho, na última quinta-feira (15), a partir de uma denúncia anônima. Segundo o promotor, a instauração do PAD acontece em razão da necessidade de acompanhar a atuação da Secretaria Estadual de Educação (SEE) no caso, “contribuindo para a melhor contribuição/resposta para a comunidade escolar em questão”.

A notícia de fato com a denúncia chegou às Promotorias de Justiça de Educação da Capital a partir da Ouvidoria do MPPE, que foi acionada em dezembro do ano passado. Na denúncia, consta que, além das situações de assédio sexual contra alunas, o professor agia com comportamento agressivo nas aulas. 

O MPPE deu 20 dias para que a SEE se pronuncie sobre o andamento e a conclusão das investigações em âmbito interno. Para a CBN Recife, a pasta informou que tomou as providências cabíveis de imediato, por meio da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte. 

“Como medida administrativa, foi instaurado procedimento interno para apuração dos fatos, com o consequente afastamento do professor da unidade de ensino. A pasta reafirma seu compromisso com a proteção dos estudantes e com a manutenção de um ambiente escolar seguro e respeitoso, e permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com todas as investigações”, finaliza a nota.

Mais Lidas