‘Carnaval do Futuro’, no Recife, terá mais de 3 mil atrações em 50 polos

Folião poderá se organizar para acompanhar as atrações pelo Conecta Recife

Com a expectativa de superar os 3,5 milhões de foliões registrados em 2025, o Carnaval do Recife em 2026 contará com cerca de 3 mil atrações nos 50 polos espalhados pela cidade. Os números foram apresentados durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22), com a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB), secretários, e de agentes da cultura do estado.

A festa começará na quarta (11), antes da abertura oficial. Logo após a subida do Galo, que já faz parte do calendário carnavalesco da cidade, os foliões poderão prestigiar a primeira noite de shows no Marco Zero com a 7ª Edição do Ubuntu, reunindo 29 grupos de afoxé. Até a terça-feira (17), nomes como Lenine (homenageado), Liniker, Dominguinho, Chico César, Priscila Senna e Raphaela Santos subirão ao palco do principal polo do carnaval em Pernambuco.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), destacou a expectativa para a festa. “A gente tem uma quantidade grande de voos extras que vão chegar à cidade. Uma ocupação hoteleira que, segundo a ABH, chega a 98% de ocupação. A gente tem uma estimativa da Abrasel de uma movimentação recorde também na presença de bares e restaurantes, e mais de 3 milhões de foliões. E para ser sincero, eu acho que cada vez mais as pessoas estão procurando aquilo que é tradição, que tem história. E o Carnaval do Recife é isso”, pontua.

Entre as novidades deste ano, o folião poderá criar um espaço personalizado no app Conecta Recife, onde também será possível interagir com outras pessoas e colecionar figurinhas. Também está disponível a localização dos polos e palcos espalhados pela cidade, permitindo montar a própria programação. 

Homenageados

Em 2026, a prefeitura do Recife escolheu como homenageados do Carnaval o cantor Lenine, a iabassê Dona Carmem Virgínia e o Bloco Madeira do Rosarinho. Reconhecida por sua carreira enquanto chef de cozinha, Carmem Virgínia comentou sobre o sentimento em ser homenageada em sua cidade. 

“Eu acho que é uma sensação do dever cumprido da minha avó, da educação que ela me deu, porque eu não seria nada se não fosse a educação que uma mulher cozinheira, que uma merendeira de escola pública que acordava de manhã cedo e só chegava às dez da noite deu para os seus netos. Eu fui a primeira neta a cursar faculdade, eu sou cria de Santo Amaro, então eu acho que essa é uma vitória das mulheres de terreiro, das mulheres que se acordam cedo e que vão à luta comprar os ingredientes para fazer o almoço, para abrir suas casas, para receber as pessoas. Eu sou essa pessoa, eu sou da comunidade, eu sou dos terreiros de Candomblé, então eu acho que as mulheres em si estão sendo representadas”, disse.

Confira as atrações do Marco Zero 

PROGRAMAÇÃO – MARCO ZERO

11/02 – QUARTA-FEIRA

17h – Clarins de Momo de Pernambuco

Recife Matriz de Cultura Popular – Ubuntu – Deixando Legados e Pensando no Futuro – Encontro de 29 grupos de Afoxé do Recife e Região Metropolitana – Participações especiais – Dona Carmen Virgínia, Marcos Silva, Zezé Mota e Altay Veloso

12/02 – QUINTA-FEIRA

17h30 – Tumaraca – Encontro das Nações de Maracatu com participação de Luedji Luna, Karynna Spinelli, Gabi do Carmo e Bacnaré

19h30 – Lenine – Participação de Anavitória, os Garotin, Liniker, Bongar e Maestro Spok

22h – Dominguinho – Com João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho

0h – Priscila Senna

13/02 – SEXTA-FEIRA


16h – Recife Matriz da Cultura Popular – Desfile das Agremiações Campeãs do Grupo Especial – Bloco Lírico Com Você no Coração, Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, Tribo Indígena Tapirapé, Clube Carnavalesco Misto Das Pás, Clube de Boneco Seu Malaquias, Grêmio Cultural e Arte Gigante do Samba, Maracatu Leão de Ouro, Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, Tribo Indígena Orubá, Troça Carnavalesca Mista Batutas de Água Fria, Urso Cangaçá de Água Fria.

18h30 – Maestro Spok – Participações de Chico Cesar, Fabiana Cozza, Orum e Bongar

20h – Vanessa da Mata

22h – Iza

0h – Raphaela Santos


14/02 – SÁBADO


16h – Recife Matriz de Cultura Popular – Desfile das Agremiações Vice-campeãs do Grupo especial – Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira, Boi Fantástico, Tribo Indígena Carijós, Clube Carnavalesco Misto Girassol da Boa Vista, Clube de Boneco Raíssa no Frevo, Escola de Samba Galeria do Ritmo, Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, Nação de Maracatu Encanto do Pina, Índio Tabajaras, Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda, Urso da Tua Mãe


18h – Orquestra Popular do Recife – Maestro Ademir Araújo convida Flaira Ferro, Almério e Guerreiros do Passo – Show apresentado em 2025 na estreia do Agente Secreto em Paris no festival Cinèma Paradiso Louvre. Inédito no Recife

19h30 – Bloco do Silva

21h – Liniker – Caju – Participação de Amaro Freitas e Priscila Senna

22h50 – Ludmilla

00h30 – Anderson Neiff

01h10 – Recife Capital do Brega

15/02 – DOMINGO

17h15 – Recife Matriz de Cultura Popular – Encontro de Blocos de Samba e Escolas de Samba (Bloco de Samba Anarquistas Bole Bole, Escola de Samba Galeria do Ritmo, Escola de Samba Pérola do Samba, Grêmio Recreativo e Arte Gigante do Samba, Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho)

19h30 – Karynna Spinelli com Leyde do Banjo e Neris Rodrigues

21h – Mariene de Castro

22h50 – Pixote

00h40 – Sorriso Maroto

16/02 – SEGUNDA-FEIRA

16h – Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de Blocos Líricos: Bloco Lírico Folguedos de Surubim, Bloco Lírico Flor da Lira de Olinda, Bloco Flabelo do Amor, Bloco Compositores e Foliões, Bloco Flabelo Encantado, Bloco das Ilusões, Confete e Serpentina, Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José, Bloco Eu Quero Mais, Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, Bloco Flor do Eucalipto, Bloco das Flores, Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico.

20h – Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

21h30 – Nação Zumbi com participação de Devotos

23h15 – Seu Jorge

01h – Alok

17/02 – TERÇA-FEIRA

16h – Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de Maracatus de Baque Solto (Maracatu Carneiro Manso, Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte, Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, Maracatu Leão de Ouro de Nazaré da Mata, Maracatu Leão do Norte de Glória do Goitá, Maracatu Piaba de Ouro, Maracatu Pantera Nova de Araçoiaba, Maracatu de Baque Solto Cambinda Nova, Maracatu Cambindinha, Maracatu Leão Formoso de Tracunhaém, Maracatu Rural Vencedor de Chã de Alegria)

19h – Nena Queiroga

20h30 – Geraldo Azevedo

22h- Elba Ramalho

0h – Alceu Valença

02h – Spok e Orquestrão 

Mais Lidas