O ataque realizado por uma torcida organizada do Santa Cruz a torcedores do Sport nas proximidades do Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife, não estava previsto no planejamento de segurança para o Clássico das Emoções, entre Santa e Náutico, ocorrido neste domingo (25) na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Em coletiva de imprensa no Quartel do Derby, na Região Central do Recife, nesta segunda (26), o delegado Raul Carvalho, titular da Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva (DPRIE) declarou que a polícia não havia identificado marcação de confronto nas redes sociais ou outros métodos utilizados pelas organizadas.
A partir de imagens divulgadas em grupos da própria polícia, quatro pessoas suspeitas de participação no ataque foram presas antes do fim do jogo, e três pessoas ficaram feridas.
“Infelizmente, temos uma subcultura (de ataques de organizadas) no nosso estado. Tivemos poucos incidentes no ano passado, mas esse anos já começamos com esse caso – que ali teve uma pronta resposta. Quando há clássicos, a outra torcida que não participa do jogo se movimenta através de seus membros para praticar ações de violência contra as pessoas que estão no deslocamento aos estados. E às vezes, acabam levando um revés. Foi o que aconteceu, detalhou o delegado Raul Carvalho.
De acordo com o Coronel Hélio Santos, diretor-adjunto de operações da PMPE, duas barras de metal foram encontradas dentro do caro atacado pela organizada do Santa Cruz. A perícia também vai investigar se as manchas de sangue encontradas nas camisas dos suspeitos presos correspondem às amostras coletadas das vítimas. Ainda segundo coronel, apesar das equipes do 12° Batalhão que estavam nas imediações do TI Barro terem solicitado reforço, a ação foi rápida e já não se conseguiu mais encontrar os integrantes da organizada no local.
As investigações seguem sob responsabilidade da Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva e os quatro detidos foram autuados em flagrante por associação criminosa, lesão corporal, provocação de tumulto e dano qualificado.
Clássico das Multidões
Para o clássico entre Santa Cruz e Sport, no próximo sábado (31), o esquema de segurança ainda será definido pela Secretaria de Defesa Social.


