LULA E TRUMP CONVERSAM SOBRE TRAÇAR ESTRATÉGIAS CONTRA O CRIME ORGANIZADO 

De acordo com a equipe do governo brasileiro, Lula propôs ampliar a parceria contra lavagem de dinheiro e tráfico de armas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou na manhã desta segunda-feira (26), por telefone, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O assunto da conversa foi o fortalecimento da cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado. 

De acordo com a equipe do governo brasileiro, Lula propôs ampliar a parceria contra lavagem de dinheiro, tráfico de armas, congelamento de bens de grupos criminosos e troca de informações financeiras, proposta que foi bem recebida. O tema retoma discussões anteriores sobre o uso de offshores em Delaware para lavagem de dinheiro ligado a fraudes fiscais no Brasil.

“O presidente Lula reiterou proposta, encaminhada ao Departamento de Estado em dezembro, de fortalecimento da cooperação no combate ao crime organizado. Lula manifestou interesse em estreitar a parceria na repressão à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas, bem como no congelamento de ativos de grupos criminosos e no intercâmbio de dados sobre transações financeiras. A proposta foi bem recebida pelo presidente norte-americano”, diz a nota da assessoria do presidente Lula. 

Além disso, os dois presidentes também discutiram sobre a situação da Venezuela, o “Conselho da Paz” liderado por Trump ao qual convidou o Brasil para participar; e sobre o sistema de tarifas do EUA. 

Mais Lidas