Clássico das Multidões: PM reforçará policiamento em bairros para coibir confronto de organizadas

O esquema de segurança para este sábado (31) conta com 974 agentes para o clássico entre Sport e Santa Cruz
Por:

Quase um ano após a briga de torcidas organizadas que marcou negativamente o confronto entre Santa Cruz e Sport, no Campeonato Pernambucano 2025, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) preparou um esquema de segurança com 974 agentes para este sábado (31) – quando o Clássico das Multidões, na Ilha do Retiro, fecha a primeira fase do torneio, às 16h30.

Do total de agentes, 127 do Batalhão de Choque (BPChoque) estarão na área iterna da Ilha do Retiro, enquanto que os demais serão lançados para o policiamento externo, sob o comando do 12º BPM, incluindo as principais vias de acesso ao local do jogo, estações de metrô e terminais integrados de passageiros. Para a reportagem da CBN Recife, o Coronel Hélio Santos também confirmou que haverá reforço de policiamento em bairros onde a PM identifica necessidade de acréscimo de efetivo. O objetivo é coibir confronto entre organizadas como o registrado no último domingo (25), no Barro, Zona Oeste do Recife, antes do clássico entre Santa Cruz e Náutico. 

“Tendo em vista uma expectativa de público de cerca de 23 mil torcedores, são quase mil policiais militares empregados neste evento. A gente vai contar também com a nossa equipe da inteligência, com drones no terreno e câmeras da SDS espelhando as imagens no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, onde podemos tomar uma decisão de forma mais rápida”, pontua.

O coronel Hélio também pede que a população contribua com o trabalho da polícia. “A gente pede que os torcedores colaborem, e em qualquer anormalidade, liguem de imediato para o 190, de forma que a polícia militar tenha uma resposta”, destaca.

Devido ao confronto entre as organizadas de Santa Cruz e Sport em fevereiro de 2025, 12 pessoas foram levadas ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, região central do Recife – com uma das vítimas tendo sido violentada sexualmente. No total, seis homens foram denunciados pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) à Justiça.

Mais Lidas