Escute ao Vivo

Secretaria de Educação inicia processo de matrículas para o ano letivo de 2026 na Rede Estadual; confira

Inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de dezembro

Por: Redação CBN

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) deu início ao período de matrícula e cadastro escolar para o ano letivo de 2026, abrangendo todas as etapas internas e externas. As inscrições devem ser feitas até 26 de dezembro pelo site matricularapida.pe.gov.br, destinadas a estudantes do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O sistema ficará acessível a partir das 7h e contará com um recurso de geolocalização, possibilitando que pais ou responsáveis escolham a escola mais próxima da residência do aluno.

A Rede Estadual possui 1.081 unidades de ensino distribuídas por todos os municípios pernambucanos, atendendo cerca de 500 mil estudantes. Para 2026, estão previstas 174.675 vagas para novos alunos, sendo que 114.392 delas já foram ocupadas por estudantes vindos das redes municipais durante o segundo semestre. Assim, nesta fase restam 60.283 vagas, das quais 8.291 ficam no Recife, 11.874 nos demais municípios da Região Metropolitana e 40.118 no interior do estado, abrangendo Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Entre as vagas disponíveis, 16.958 são destinadas aos anos finais do ensino fundamental e 43.325 ao ensino médio, incluindo as turmas da EJA. Também estão previstas 29.487 vagas para Escolas em Tempo Integral, sendo 8.932 na capital e Grande Recife e 20.555 nas demais regiões do interior.

As matrículas de cerca de 336 mil estudantes já matriculados na Rede Estadual foram automaticamente garantidas para o ano seguinte por meio do Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (Siepe).

É importante destacar que as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não participam desse processo, pois o ingresso nelas ocorre através de inscrição própria e seleção específica.

Para ajudar responsáveis sem acesso à internet, a SEE disponibilizará laboratórios de informática com conexão ativa em mais de 300 escolas. Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento, pelo telefone 0800 286 0086, de segunda a sábado, das 7h às 19h.

No momento de iniciar o cadastro, é fundamental que todas as informações solicitadas sejam preenchidas pelos pais ou responsáveis, ou pelo próprio estudante, caso seja maior de 18 anos. Entre os dados exigidos estão: nome completo, data de nascimento, endereço, escola de origem, nome do responsável, telefone para contato e número do CPF.

Após finalizar o preenchimento, o sistema emitirá um protocolo de confirmação, que deve ser anotado ou impresso para apresentação no ato da efetivação da matrícula. Alunos que desejarem alterar a inscrição para outra escola poderão fazer isso no próprio sistema, no campo “Consulte sua Inscrição”, até o dia 26 de dezembro — sempre respeitando a disponibilidade de vagas.

A fase presencial de efetivação ocorrerá entre 5 e 16 de janeiro, diretamente nas escolas. Para confirmar a matrícula, será necessária a apresentação dos seguintes documentos: número de inscrição do Cadastro 2026, cópia da certidão de nascimento, histórico escolar original ou declaração da última escola frequentada, CPF, comprovante de residência com CEP, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH, além de uma foto 3×4 recente.

Em janeiro, as vagas que não forem confirmadas retornarão ao sistema, permitindo uma nova rodada de inscrições entre os dias 21 e 25, pelo mesmo site.

Mais Lidas

Acervo CBN

spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas