Escute ao Vivo

Recife avança em obras do Parque Linear do Pina; investimento da Prefeitura chega a R$ 29 milhões

Intervenções vão beneficiar cerca de 12 mil pessoas de seis comunidades da Zona Sul

Por: Redação CBN

As obras de implantação do Parque Linear às margens do Rio Pina, no bairro do Pina, começam a mudar a paisagem local. A área, antes ocupada por palafitas e moradias precárias, está recebendo um investimento de R$ 29 milhões da Prefeitura do Recife. A intervenção vai beneficiar diretamente cerca de 12 mil pessoas de seis comunidades da Zona Sul. O prefeito João Campos e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, acompanharam de perto o andamento dos trabalhos. Executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), as obras fazem parte de um amplo processo de requalificação urbana na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Encanta Moça/Pina, que abrange as comunidades Areinha, Encanta Moça, Bode I e II, Beira Rio/Pina e Jardim Beira Rio. O projeto, elaborado com participação dos moradores, inclui infraestrutura completa, como terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, iluminação e acessibilidade.

Ao todo, 800 metros das margens do rio estão sendo revitalizados, no trecho entre a Vila Icapuí e a ponte/viaduto da Via Mangue. Os primeiros 200 metros de proteção do talude — construídos com muro gabião — já foram finalizados. Também seguem em execução as calçadas com piso intertravado, a pista de cooper, a tubulação para a nova iluminação e o piso direcional. Na área sob o viaduto, continuam os serviços de urbanização, que envolvem ciclovia, iluminação, passeios e a criação de um viveiro de mudas do ecossistema do mangue. Outra frente ativa é a construção de uma praça entre a Via Mangue e o Batalhão da Polícia Militar. As obras do parque começaram em maio de 2023 e têm conclusão prevista para 2026. Com cerca de um quilômetro de extensão, o equipamento incluirá pista de cooper de 840 metros, ciclovia de 668 metros, áreas de lazer e contemplação, parques infantis, espaço para piquenique, academia ao ar livre, quiosques, píeres, área de leitura e estacionamento.

Grande parte das famílias que viviam em palafitas recebeu novas moradias em dezembro de 2023, com a entrega dos conjuntos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, localizados próximos ao local das obras.

Mais Lidas

Acervo CBN

spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas