A CBN Recife é finalista do Prêmio FIEPE de Jornalismo 2025. A série “Indústria verde em Suape”, que teve produção de Maria Luna e Letícia Rodrigues, edição de Daniele Monteiro, e sonorização de Evandro Chaves, concorre na categoria radiojornalismo/podcast.
Dividida em três episódios, a série aborda como o Porto de Suape, hub estratégico de logística e indústria em Pernambuco, trabalha para se adaptar à transição energética e à descarbonização, por meio de ações estruturantes de sustentabilidade, inovação e governança climática.
Para a repórter Maria Luna, as reportagens reforçam o protagonismo do Complexo Portuário de Suape em prol de uma agenda sustentável. “Essa série traz uma reflexão sobre como a união entre leis, empenho político e práticas empresariais podem ser o ponto de partida para a implementação de uma indústria comprometida com capital humano e sustentável. O trabalho realizado no Porto, que já é referência em todo país, tem o potencial de alcançar um destaque ainda maior na logística internacional aliada ao compromisso com a agenda ambiental”.
Anteriormente, a série ganhou o 3° lugar do prêmio Prêmio ABDE de Jornalismo, realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), na categoria radiojornalismo. Daniele Monteiro, supervisora de conteúdo da CBN Recife, reforça que, do ponto de vista legal, a série contextualiza os impactos sociais e econômicos da indústria verde no estado. “É uma matéria que olha não somente para o desenvolvimento econômico, mas especialmente para as discussões ambientais. Esse é um tema que a sociedade precisa estar atenta. Também nos deixa ainda mais contentes que esse reconhecimento venha em meio a todos os temas que foram tratados na COP30, em Belém, sobre o futuro do planeta. Enquanto veículo de notícias que presta serviço, a reportagem da CBN Recife faz a sua parte”, reforça.
A Rádio CBN Caruaru também concorre na mesma categoria com a reportagem Logística do Polo de Confecções do Agreste, do repórter Magno Wendel. A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de dezembro, na Casa da Indústria, no Bairro de Santo Amaro, na Área Central do Recife.
As reportagens da série “Indústria verde em Suape” podem ser acessar por meio dos links abaixo:
A indústria verde em Suape: da legislação à adoção de práticas sustentáveis
A indústria verde em Suape: empresas que apostam na sustentabilidade
A indústria verde em Suape: os impactos sociais e econômicos dentro do porto




