Um servidor público acusado de praticar uma série de abusos contra crianças e adolescentes em Camaragibe e São Lourenço da Mata, no Grande Recife, foi preso em ação conjunta das promotorias de Justiça das duas cidades na Operação Estopim, deflagrada na última quarta-feira (17). A identidade do homem, que também é uma liderança local, foi preservada, mas segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), vários relatos colhidos na região indicam que ele é temido por suposta ligação a grupos criminosos.
As investigações também apontaram que o suspeito usava sua influência para intimidar vítimas e familiares. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, as equipes recolheram celulares e outros dispositivos eletrônicos que serão analisados para identificar possíveis registros dos crimes, além de papéis que podem indicar o uso da máquina pública para acobertar os delitos.
Apesar de não informar quantas crianças e adolescentes teriam sido vítimas dos crimes, as autoridades acreditam que o número seja até maior do que o registrado até o momento, dado o histórico de violência do servidor público preso e da estratégia de silenciamento às vítimas adotada por ele.
O MPPE ofereceu duas denúncias criminais contra o servidor, e pede que qualquer cidadão que tenha sido vítima de abuso sexual na região, ou responsável, procure as promotorias de Justiça de São Lourenço da Mata ou de Camaragibe para registrar a ocorrência. O sigilo e o acolhimento são garantidos por lei.
Apoio
A Operação Estopim, deflagrada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), contou com o suporte estratégico do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), além das polícias Civil e Militar.




